domingo, 28 de agosto de 2011

Plano de Trabalho

E agora? Por onde começar?




Unidade I

Comunicação e a questão do conhecimento - a perspectiva marxista

1) A redescoberta da Ideologia: o retorno do recalcado nos estudos midiáticos: HALL, Stuart. In RIBEIRO, Ana Goulart e SACRAMENTO, Igor (orgs). MIkhail Bakhtim, linguagem, cultura e mídia, São Paulo, Pedro e João Editores, pp. 279-329.

Retrato panorâmico das teorias da comunicação. I Campo Teórico. Teoria aplicada. Efeitos da teoria. II Campo Teórico. Teoria crítica. Mercantilização da produção cultural. III Campo Teórico. Estudos Culturais. Conceitos de hegemonia, aceitação, rejeição, negociação. Dos meios as mediações.

2) Sobre os aspectos dialógicos da comunicação de massa. NEWCOMB, Horace. In, Ibidem, pp. 359-388.

Unidade II

Tipos de textos acadêmicos:

O artigo.
O ensaio monográfico.
A tese.

Unidade III

A organização do trabalho acadêmico.
Escolha e recorte do tema.
O corpus da pesquisa.
Levantamentos de fontes primárias e bibliográficas.
Leitura de textos - fichamentos e resenhas.
O projeto de pesquisa.

Metodologia Cordel 2011/02

Ementa: O campo teórico da comunicação. Tendências da pesquisa em comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. A escolha do tema e o recorte temático. A pesquisa empírica: a construção do objeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. A relação teoria e metodologia. O trabalho monográfico de final de curso: estruturação.


Objetivos: Apresentar aos alunos, em primeiro plano, um panorama atual da pesquisa em Comunicação, bem como os seus campos teóricos. Depois, às bases ferramentais de elaboração de um projeto de pesquisa científica, entre as quais, a escolha do tema e do objeto teórico dentro do campo da comunicação, as questões e hipóteses que possam nortear o desenvolvimento do estudo, bem como levantamento de fontes bibliográficas e primária necessárias para sistematização de argumentos e dados empíricos a serem utilizados na proposta. Para isso, os alunos devem se familiarizar com alguns procedimentos usuais no trabalho acadêmico como fichamentos, resenhas, cruzamentos de fontes e outros necessários à montagem de um projeto de pesquisa.




Leituras: HALL, Stuart. In RIBEIRO, Ana Paula Goulart e SACRAMENTO, Igor (orgs). Mikhail Bakhtin, linguagem, cultura e mídia, São Paulo, Pedro e João Editores, pp. 279-329.
NEWCOMB, Horace. In Ibidem, pp. 359-388.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica. A Prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo, Editora Atlas, 2010, 11ª Edição.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectivas S. A., 1999, 15ª Edição.
INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia nos cursos de graduação. Minas Gerais, 2003, EDUFU.