segunda-feira, 21 de maio de 2012

Desvendando métodos de pesquisa #3 (Grupo focal, história oral e estudo de caso)

Na segunda parte da nossa série, vamos falar sobre mais três métodos bastante utilizados para pesquisas em comunicação: grupo focal, história oral e estudo de caso.


  • Grupo Focal
O grupo focal é um método qualitativo de pesquisa, bastante usado na área de marketing. Basicamente, grupos focais são pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos e identificar problemas. 
Um exemplo da aplicação de grupos focais é para medir o nível de aceitação em telenovelas, de tempos em tempos a produção promove o encontro de grupos focais para pesquisar como anda a imagem de certos personagens e núcleos da novela. Isso faz com que as tramas se modifiquem a cada encontro. Já perceberam que a trajetória de certos personagens começam a mudar e fazem com que eles se mostrem, ao final da novela, bem diferentes do que eram no início?


Bibliografia sugerida:
CANALES, Manuel; PEINADO, Anselmo. Grupos de discussión. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
COSTA, Maria Eugênia Belczak. Grupo focal. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
DIAS, Cláudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas.Informação e sociedade. V.10, n. 2. João Pessoa: UFPB, 2000.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.


  • História Oral
A história oral é uma metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea. As entrevistas de história oral são tomadas como fontes para a compreensão do passado, ao lado de documentos escritos, imagens e outros tipos de registro. O trabalho com a metodologia de história oral compreende todo um conjunto de atividades anteriores e posteriores à gravação dos depoimentos. Exige, antes, a pesquisa e o levantamento de dados para a preparação dos roteiros das entrevistas.


Bibliografia sugerida:
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
CASSAB, Latif. Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa na história oral.Biblos. Vol. 16. Rio Grande: Editora da FURG, 2004.
GALINDO CÁCERES, Luís Jesús. Sabor a ti: metodologia cualitativa en investigación social. Xalapa: Universidad Veracruzana, 1997.
GOBBI, Maria Cristina. Método biográfico. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
HAGUETE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida e historia oral.In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRREZ, Juan (org.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995.
  • Estudo de caso
O método de estudo de caso também é considerado um método de análise qualitativa e consiste em organizar dados sociais preservando o caráter unitário do objeto social estudado" (GOODE & HATT, 1969, p.422).


Bibliografia sugerida:
DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi. Estudo de caso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.).Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6.ed. São Paulo: Papirus, 2000.
PÉREZ SERRANO, Gloria. Investigación cualitativa: métodos y técnicas. Buenos Aires: Editorial Docencia, 1994.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Fontes:
Blog "monografando", acessado em 17/05/2012.
"CPDOC FGV", acessado em 17/05/2012.
"Wikipedia", acessado em 17/05/2012.
"FECAP", acessado em 17/05/2012.
Artigo "Método do Estudo de Caso (case studies) ou Método do Caso (case studies)? Uma análise dos dois métodos de Ensino e Pesquisa em Administração.", acessado em 17/05/2012.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Correntes teóricas de estudo da comunicação

Uma pausa na série sobre os  métodos de pesquisa, para postar um texto sobre as correntes teóricas de estudo em comunicação. O conteúdo do artigo é bastante interessante, e destaco o quadro 3 (representado abaixo), que identifica as correntes teóricas da comunicação e categoriza pelos nomes dos pesquisadores, país de origem e época.




O artigo foi escrito por Carlos Araújo (Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutor em Ciência da Informação, mestre em Comunicação Social, jornalista. Membro do GRIS, Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da UFMG) e se encontra disponível no site Univerciência, que é um portal de revistas de acesso aberto em ciências da comunicação.
Clique para acessar o artigo "Correntes teóricas de estudo em comunicação".